Áreas de Formação de Recursos Humanos
A transformação das competências deve ser realizada numa perspetiva holística. Basta olhar para uma empresa e perceber a multitude de departamentos e a forma como se relacionam entre si.
O Grupo Galileu RH estabeleceu uma parceira com a People & Skills, uma empresa especializada na formação de recursos humanos.
A certificação de competências com o Grupo Galileu RH inclui:
|
|
|
Benefícios da Formação de RH e Empresas
Melhore a qualidade do seu serviço ou produto
As ações formativas valorizam o capital humano da sua empresa. Os colaboradores reconhecem essa preocupação e respondem com trabalho de qualidade.
Passa a imagem de um negócio moderno e atento à qualidade do serviço que presta.
Lembre-se que colaboradores motivados geram clientes satisfeitos.
Torne a empresa mais competitiva
Introduza inovação nas estratégias e nos seus produtos.
Uma formação à medida, permite antecipar os avanços tecnológicos e posicionar-se na frente dos seus concorrentes.
A sua empresa estará em constante evolução. Os colaboradores passam a responder com maior rapidez às exigências do negócio e adaptam-se facilmente às mudanças.
Atraia e fidelize os melhores talentos
Estudos indicam que 45% dos profissionais deixam uma empresa por falta de planos de progressão na carreira.
Ao investir em formações relevantes não só atrai como também retém os melhores recursos, tornando a sua empresa mais capaz de responder às exigências do mercado.
Reduza custos
No geral, é mais vantajoso investir no capital humano com talento que já tem.
Ofereça uma formação como parte dos benefícios. Está a dar ferramentas para que os colaboradores possam progredir e adaptarem-se ao avanço feito no seu setor de atividade.
Perguntas Frequentes sobre Formação de Recursos Humanos
O que é um plano de formação para empresas?
Um plano de formação de recursos humanos é uma ferramenta de gestão desenhada para atualizar os conhecimentos dos colaboradores numa determinada área profissional. Este plano permite às empresas cumprirem mais eficazmente as suas metas de negócio.
O plano é preparado por técnicos qualificados e inclui várias etapas, desde o diagnóstico das necessidades de formação, passando pela elaboração, execução e acompanhamento dos resultados das diferentes ações formativas.
Quais os objetivos da formação de RH para empresas?
A formação para empresas é uma ferramenta de valorização dos recursos humanos.
Através de um plano formativo e uma intervenção feita à medida das necessidades dos clientes, os colaboradores ganham ou renovam competências, o que significa que as empresas estão mais bem preparadas para responder aos desafios de um mercado em constante evolução.
Sem uma atualização de conhecimentos, os negócios correm o risco de ficar para trás e serem ultrapassados pela concorrência.
A formação profissional é obrigatória?
Anualmente, as entidades empregadoras devem assegurar a formação profissional contínua a, pelo menos, 10% dos trabalhadores da empresa.
Cada colaborador tem direito a um mínimo de 40 horas anuais de formação individual para promover e valorizar a sua qualificação.
Esta formação pode ser realizada internamente ou por uma entidade formadora credível e reconhecida, culminando na emissão de certificado e registo na Caderneta Individual de Competências.
A minha empresa tem várias áreas de negócio. Onde devo investir na formação?
Existem diversas ofertas formativas, mas o sucesso de uma intervenção depende do diagnóstico realizado numa primeira fase.
Em conjunto com o cliente, o Grupo Galileu procura perceber quais as áreas de negócio e competências que são essenciais e obrigatórias para fazer cumprir os requisitos e objetivos do negócio. Estas serão as áreas que devem ser priorizadas.
Daqui se conclui a importância de uma metodologia de formação bem estruturada, como a que é proposta pela nossa empresa.
Como escolher uma empresa que ofereça formação de RH?
Certifique-se de que a entidade que escolhe é expert na formação de recursos humanos.
Procure saber mais sobre os seus formadores, leia os testemunhos de outros formandos, analise as áreas de formação, bem como o website e a sua reputação no mercado.
Todas as variáveis contam e devem ser tidas em consideração de forma a investir de forma certeira no capital humano da sua empresa.