A pressão para ocupar rapidamente uma posição em aberto, leva as empresas a recrutarem candidatos que depois se revelam más opções.
Parcerias com uma empresa de recursos humanos evitam alguns dos erros mais comuns – e dispendiosos. São os chamados vieses comportamentais. Crenças que minam o processo de recrutamento. Por exemplo, confiar nas primeiras impressões.
Estes desacertos ocorrem devido à falta de conhecimento e métodos especializados, que são normais quando a gestão das empresas não domina os processos de recrutamento.
1. Pressa na contratação
Em média, as empresas precisam de 36 dias para recrutar um novo colaborador, desde a publicação do anúncio até que o candidato aceita a proposta.
A maioria do tempo gasto no processo de recrutamento é dedicado à fase de entrevistas. Sobra pouco para refletir sobre a seleção do melhor candidato, nomeadamente:
- Verificar o background dos colaboradores;
- Selecionar com base em métricas definidas à priori;
- Analisar o perfil e as competências comportamentais*.
Este é logo o primeiro erro.
A rapidez na contratação é uma boa métrica, mas apenas se contar com o auxílio de uma empresa de recursos humanos experiente.
Só desta forma consegue acelerar o processo de recrutamento, mas garantir um candidato alinhado com a função, a cultura empresarial e os objetivos que estabeleceu para o departamento e, em última instância, para a sua empresa.
2. Falta de um processo de recrutamento eficiente
A rotatividade do pessoal é um processo dispendioso. Pode chegar a representar 1 a 3 vezes o salário anual, dependendo da posição ocupada pelo ex-funcionário.
Para além disso, pode também impactar a dinâmica interna das equipas.
Ao entregar a contratação de colaboradores a uma empresa de recursos humanos, beneficia de um processo robusto e fiável que inclui:
- Descrição completa e minuciosa da função em aberto;
- Identificação do candidato ideal;
- Definição do guião para a entrevista e definição das métricas para avaliar o sucesso do questionário.
Não basta concluir que “se a entrevista correu bem, este é o candidato ideal”.
Um sistema de recrutamento bem montado permite fazer o levantamento de competências sociais e comportamentais, bem como atitudes face ao trabalho.
3. Julgamento das primeiras impressões
Um aperto de mão firme, uma aparência cuidada ou um candidato com tatuagens geram emoções e construções mentais nos recrutadores menos experientes.
Os erros relacionados com as primeiras impressões acontecem quando o entrevistador baseia a sua visão completa do candidato nestes vieses comportamentais.
Também é comum julgar os candidatos com base na sua própria imagem ou fazer comparações com os colaboradores da organização mais bem-sucedidos.
Porém, as empresas devem procurar diversidade e novas formas de pensar os problemas.
Os técnicos do Grupo Galileu não baseiam a sua avaliação apenas no que consta do currículo ou na aparência dos candidatos. Realizam testes que trazem ao de cima, atitudes face ao trabalho e características essenciais para o tipo de posição em aberto.
4. Não ser claro quanto aos objetivos da contratação
Se tiver dúvidas quanto aos detalhes da função, as responsabilidades associadas ao cargo, bem como objetivos que o futuro funcionário é suposto alcançar, significa que não está preparado para iniciar o processo de recrutamento.
Clareza é essencial. Mas sabemos que pode ser difícil identificar o perfil adequado às funções e à cultura empresarial.
Este é o primeiro passo quando colabora com uma empresa de recursos humanos como o Grupo Galileu: o briefing e a definição do perfil do candidato.
5. Contratar sem perceber o que levou à saída do antigo colaborador
Há um sentido de urgência sempre que sai alguém.
As tarefas acumulam-se, os recursos internos começam a demonstrar sinais de burnout, as chefias exigem respostas. É fácil ceder à pressão e não questionar as motivações que levaram à saída do colaborador.
- Terminaram o contrato devido a conflitos com a gestão direta?
- Abandonaram o cargo por falta de suporte das chefias diretas?
- Demitiram-se porque ninguém gosta de trabalhar na sua empresa?
- Mudaram de emprego à procura de melhores condições salariais?
O profissional pode ter recibo uma oferta mais atrativa ou a oportunidade para subir na escada da hierarquia. Seja como for, deve aferir as razões para minimizar o turnover, sobretudo, se acontecer de forma recorrente.
Peça ajuda a uma Empresa de Recursos Humanos
É normal que não consiga dedicar muito tempo ao recrutamento e seleção de candidatos. Mas não desvalorize o processo. É o capital humano que permite desenvolver as empresas.
Delegue esta tarefa a uma empresa de recursos humanos credível, transparente e que valorize a proximidade com os seus clientes.
Com os métodos e os processos implementados pelo Grupo Galileu, minimiza a ocorrência destes 5 erros crassos.