Precisa de um recurso extra, mas não quer vínculos definitivos, nem perder tempo com contratações? As empresas de trabalho temporário como a Galileu Temporário encontram o profissional adaptado à posição, de forma rápida e respeitando a lei laboral.
A flexibilidade é uma das razões pelas quais este modelo de trabalho está a crescer cada vez mais em Portugal.
No entanto, para as empresas também existem outras vantagens relacionadas com a economia de tempo e dinheiro. Vejamos a fundo quais as principais vantagens.
Vantagens da contratação de Recursos Humanos em Trabalho Temporário
1. Flexibilidade Contratual
Uma força de trabalho ajustável é essencial numa economia moderna, sobretudo para empresas de pequena e média dimensão.
Manter recursos internos permanentes representa uma grande fatia do orçamento disponível com salários e outros benefícios. Poder adaptar as equipas consoante o volume de trabalho representa uma vantagem competitiva.
Numa parceira com empresas de trabalho temporário, os contratos e toda a burocracia deixam de ser uma preocupação. Os processos passam a serem geridos por um parceiro especialista em recursos humanos, como o Grupo Galileu.
2. Trabalhadores Qualificados
Recrutar é um momento decisivo para as empresas. Com a contratação temporária, avalia o trabalho do novo colaborador e decide se mantém esse recurso.
Por outro lado, estes trabalhadores também conhecem realidades empresariais distintas.
Os recursos humanos em trabalho temporário têm uma maior facilidade e rapidez de adaptação ao posto de trabalho, à forma de trabalhar e às equipas internas, promovendo relações profissionais de sucesso.
Ao mesmo tempo, as empresas usufruem de competências e novos conhecimentos. Os trabalhadores temporários trazem skills e perspetivas inovadoras sobre o posto de trabalho, conseguindo melhorar os próprios processos internos.
3. Cumprimento de Regulamentação Legislativa
A legislação sobre o trabalho está em constante atualização e exige conhecimento. Uma empresa de trabalho temporário tem de estar a par de todas as mudanças, obrigações legais e fiscais.
A preocupação dos seus procedimentos administrativos, que consomem tempo e energia, ficam a cargo do parceiro de recursos humanos, tais como:
- Lei Fiscal/Segurança Social com retenção;
- Entrega mensal dos montantes referentes à TSU e IRS;
- Todos os demais deveres e obrigações enquanto entidade patronal.
4. Headcount
As necessidades das empresas em recursos flutuam.
A expansão das vendas não deve estar restringida ao número de colaboradores. A contratação temporária elimina, por completo, as limitações por headcount.
Outro aspeto importante está ligado ao absentismo, por motivos de doença, baixas médicas e outras licenças, que pode acontecer no mundo laboral.
Ao trabalhar com empresas de trabalho temporário, esta vaga será preenchida de forma célere e com o profissional preparado para a posição.
5. Custos Variáveis
O capital humano é essencial para qualquer negócio. São as pessoas, aliadas à qualidade dos produtos e serviços, que fazem as empresas.
O modelo de trabalho temporário oferece aos gestores maior flexibilidade para gerir orçamentos. Contrata apenas quando precisa e, ao mesmo tempo, garante:
- Total operacionalidade do negócio;
- Cumprimento de deadlines;
- Sucesso de projetos específicos.
O recurso ao trabalho temporário está cada vez mais enraizado no panorama nacional. Perdeu-se o estigma em relação a este modelo de contratação e olha-se agora para os benefícios de parcerias com empresas de trabalho temporário.
Precisa de reforçar as equipas, mas não quer vínculos definitivos? Fale com a Galileu, uma empresa especialista em recursos humanos em trabalho temporário com o alvará nº 162, emitido em 09/06/1995.